segunda-feira, 16 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NA ESCOLA ZANDONÁ


Escola Zandoná, tem como prática utilizar temas sociais como eixo de reflexão e ação. Neste ano, no dia 04 de abril, abordou o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Saúde Pública”, com o Lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, convidando a refletir sobre a realidade da saúde pública que há muito tempo vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas. A escola celebrou esse tema com a comunidade para refletir os ensinamentos de Cristo e as situações de morte relacionadas à saúde.
Com a música Um certo Galileu, iniciou-se a celebração que foi seguida da acolhida, realizada pelos educandos do noturno, que por meio da simbologia representada pela luz, água, sementes, alimentos e outros elementos, enfatizaram a promoção da vida. Na falta destes, a morte predominou revelando, num cenário sombrio, a desolação, estampada no sofrimento de Cristo no caminho do Calvário. 


As três quedas representaram situações em que a ausência de saúde se manifesta em nossa realidade. 

 
“Tu, que vieste para que todos tenham vida,
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida,
E que a saúde se difunda sobre a Terra!”
Este é o refrão do Hino da CF 2012, que foi
declamado por alunos.




Jesus ensinou através de parábolas.
A parábola do Bom Samaritano foi encenada através do teatro de sombras edramatização. Ela lembra a condição dafragilidade humana, mas também indicaque os seguidores de Jesus devem descobrira importância do cuidado sem demagogiaou falso moralismo.
 



A cruz é símbolo do sofrimento e morte de Cristo, mas também de vida nova. Jesus vive e renasce nas atitudes de compaixão e solidariedade que colocam a vida, a libertação e a dignidade acima de tudo. A ressurreição foi representada por cenas do cotidiano que revelam atitudes de respeito à vida e saúde de todos.
 






“Quem vai salvar você do mundo”?
Quem vai salvar o mundo de você?
Se não nos vemos nos outros
Se em nós os outros não se vêem... ”
As crianças representaram o mundo e os seres humanos com a música “Quem vai salvar você do mundo?”, chamando atenção para o cuidado com a vida.















A celebração foi finalizada com a oração do Pai Nosso e a Oração da Saúde.
Esta celebração resultou de um trabalho efetivo e coletivo, realizado com todas as turmas da escola, que tem como filosofia, a formação integral do educando numa perspectiva humanizadora.
Agradecemos a participação de todos que se envolveram nesta celebração e fica o compromisso da continuidade deste evento para o próximo ano, visto que é um momento de interiorização e espiritualidade.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário