quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Ciência e Educação: conhecimento, modernidade e ética para o desenvolvimento sustentável" - "Sete de Setembro: Marcha para a Independência?"

9ª Feira de Ciência da UPF

Tema: "Ciência e Educação: conhecimento, modernidade e ética para o desenvolvimento sustentável"

As alunas Fernanda Souza, Larissa Blau e Valéria Nicola sob orientação da professora Karine Piaia da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná – Barra Funda/RS participaram dessa feira em 09/11/2011 com o projeto "Sete de Setembro: Marcha para a Independência?" conquistando o 3º lugar.

O vídeo do projeto está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B0xlzNo16mc
ou no site da feira: http://www.upf.br/feiradeciencias/

RESUMO DO PROJETO:
Com o propósito de investigar que relações existem entre a marcha de 7 de setembro realizada na E.E.E.B. Antônio João Zandoná , nas décadas de 70 e 80, e os fatos narrados na obra de Josué Guimarães “Os tambores silenciosos”, tornou-se necessário um embasamento teórico sobre o contexto histórico da “independência brasileira”. Também pesquisou-se os conceitos de civismo, democracia e independência. Realizou-se uma entrevista com educadores para então identificar o processo de mudança de opção, ocorrido no âmbito escolar referente às práticas de comemoração. Nesse sentido, pôde-se perceber que fruto de um sistema ditatorial, a marcha segue nos moldes ditados pelas autoridades reforçando a disciplina. Conclui-se com isso que, há relações entre a obra e as práticas adotadas nas décadas de 70 e 80, visto que o desfile era imposto à comunidade, com o objetivo de exaltar as autoridades e sutilmente, defender as práticas do governo, alegando amor à pátria. Os desfiles contribuíam na alienação das pessoas com pensamentos que mascaravam a realidade, transmitindo apenas as perfeições do país, a beleza na uniformidade e ordem, bem como o reforço na exaltação às autoridades e símbolos cívicos. Na década de noventa, a referida Escola rompeu com essa forma de abordar o 7 de setembro, passando protagonizar o Grito dos Excluídos, que faz uma abordagem crítica da independência do Brasil, analisando as problemáticas que caracterizam a dependência e apontando alternativas que sintonizem com a construção do país verdadeiramente livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário